3ª Edição - Liberdade de Expressão e Redes Sociais

SIC Esperança

Grupo de trabalho "A República do Virtual", do Colégio D. Dinis, na lista dos vencedores da 3ª edição do projeto Liberdade de Expressão e Redes Sociais.

O grupo de trabalho "A República do Virtual", constituído pelo professor Rui Louro Mendes e as alunas Ana Mendes, Catarina Vinagre e Inês Neves, do 11ºA, alcançou o 3º lugar na última edição do projeto Liberdade de Expressão e Redes Sociais, promovido pela SIC Esperança, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares e com o apoio da Porto Editora.
Este projeto consiste na criação de um concurso a nível nacional para estudantes com idade igual ou superior a 13 anos, que, sob a orientação de um professor, reflitam e debatam sobre a temática da liberdade de expressão e das redes sociais, identificando igualmente os riscos e abusos ligados ao seu uso.
Para a 3ª edição, professores e alunos foram desafiados a trabalhar sobre o tema do Cyberbullying, um fenómeno que surgiu nos últimos anos com a emergência das novas tecnologias. Os trabalhos poderiam assumir a forma de um texto argumentativo, um vídeo, um podcast ou até de uma banda desenhada.
O grupo do Colégio D. Dinis elaborou o ensaio "Para uma ética do Ciberespaço", tendo sido o único texto premiado pelo júri constituído e presidido pelo Dr. Francisco Pinto Balsemão (Presidente do Grupo Impresa), pela Dr.ª Mercedes Balsemão (Presidente da SIC Esperança), pela Dr.ª Isabel Alçada (Ex-Ministra da Educação), pela Dr.ª Teresa Calçada (Ex-Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares), pela Dr.ª Manuela Silva (Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares) e pelo Dr. Henrique Monteiro (Diretor Coordenador de projetos Editoriais do grupo Impresa).
O professor de Filosofia e as suas alunas deslocar-se-ão, em breve, a um estúdio da SIC onde assistirão a um programa de televisão.
Parabéns ao grupo "A República do Virtual"!

Está em... Início Arrow Atividades Arrow SIC Esperança Arrow 3ª Edição - Liberdade de Expressão e Redes Sociais