Atividades - Ano letivo 2016/2017

Visita de estudo ao Oceanário

Visita ao Oceanário

O segundo dia da visita de estudo, 12 de janeiro, foi dedicado à descoberta da Ciência, onde se pretendeu estimular o interesse dos alunos pela Biologia, em particular fomentando o interesse pelo ensino prático, laboratorial e experimental desta área de conhecimento, assim como incrementar a literacia científica dos alunos. Os alunos e os professores deslocaram-se durante a manhã ao Oceanário.

No Oceanário de Lisboa explora-se toda a Literacia dos oceanos, isto é, o conhecimento acerca da influência dos oceanos no Homem e a consciência do nosso impacto nos oceanos, através de um vasto programa de atividades educativas no âmbito das ciências naturais, da terra e da vida, da literatura, da matemática e da conservação da natureza.
Assim, no Oceanário, o grupo de visitantes do Colégio D. Dinis foi recebido por dois monitores, sendo posteriormente divididos em dois grupos de trabalho, o grupo da “Extinção, o que vem Depois?” e o de “Darwin e a sua teoria da Evolução”. Os grupos formados participaram com entusiasmo e empenho nas oficinas pedagógicas inerentes às temáticas em questão, onde se pretendeu mostrar as consequências da extinção dos seres vivos, assim como a forma como a teoria da evolução de Darwin mudou a nosso modo de olhar a Vida.
Com o objetivo de reforçar o compromisso do Oceanário de Lisboa para a conservação da natureza e educação ambiental, os alunos foram convidados a visitar a exposição temporária "Florestas Submersas by Takashi Amano". Tratou-se de uma experiência de contemplação e relaxamento aliados ao conhecimento deste tipo de ecossistemas, onde existe uma grande biodiversidade. Apesar da sua importância e da sua riqueza, neste momento constituem um dos tipos de ecossistemas mais ameaçados do mundo. A exposição apresenta uma visão única onde a arte e o mundo natural se fundem. Os alunos foram "convidados" a entrar numa experiência especial onde os sentidos e as emoções foram estimulados através dos sons e do cheiro da floresta, assim como, da música criada pelo compositor Rodrigo Leão. Durante a observação da exposição, os alunos foram trocando impressões, tiraram dúvidas com os professores acompanhantes e com os monitores que os acompanharam durante a visita.
No final, alunos e professores concluíam que valeu bem a pena terem passado por esta experiência de contacto direto com a assembleia que representa todos os cidadãos portugueses e com a participação ativa nas oficinas pedagógicas em que participaram. Sem dúvida que a interdisciplinaridade abordada nestes dois dias e a partilha entre pares enriqueceu todos os participantes.

Visita de estudo ao Oceanário

Está em... Início Arrow Atividades Arrow Ano Letivo 2016/2017 Arrow Visita de estudo ao Oceanário