Visita de estudo ao Oceanário

Visita de estudo ao Oceanário

Visita ao Oceanário

O segundo dia da visita de estudo, 12 de janeiro, foi dedicado à descoberta da Ciência, onde se pretendeu estimular o interesse dos alunos pela Biologia, em particular fomentando o interesse pelo ensino prático, laboratorial e experimental desta área de conhecimento, assim como incrementar a literacia científica dos alunos. Os alunos e os professores deslocaram-se durante a manhã ao Oceanário.

No Oceanário de Lisboa explora-se toda a Literacia dos oceanos, isto é, o conhecimento acerca da influência dos oceanos no Homem e a consciência do nosso impacto nos oceanos, através de um vasto programa de atividades educativas no âmbito das ciências naturais, da terra e da vida, da literatura, da matemática e da conservação da natureza.
Assim, no Oceanário, o grupo de visitantes do Colégio D. Dinis foi recebido por dois monitores, sendo posteriormente divididos em dois grupos de trabalho, o grupo da “Extinção, o que vem Depois?” e o de “Darwin e a sua teoria da Evolução”. Os grupos formados participaram com entusiasmo e empenho nas oficinas pedagógicas inerentes às temáticas em questão, onde se pretendeu mostrar as consequências da extinção dos seres vivos, assim como a forma como a teoria da evolução de Darwin mudou a nosso modo de olhar a Vida.
Com o objetivo de reforçar o compromisso do Oceanário de Lisboa para a conservação da natureza e educação ambiental, os alunos foram convidados a visitar a exposição temporária "Florestas Submersas by Takashi Amano". Tratou-se de uma experiência de contemplação e relaxamento aliados ao conhecimento deste tipo de ecossistemas, onde existe uma grande biodiversidade. Apesar da sua importância e da sua riqueza, neste momento constituem um dos tipos de ecossistemas mais ameaçados do mundo. A exposição apresenta uma visão única onde a arte e o mundo natural se fundem. Os alunos foram "convidados" a entrar numa experiência especial onde os sentidos e as emoções foram estimulados através dos sons e do cheiro da floresta, assim como, da música criada pelo compositor Rodrigo Leão. Durante a observação da exposição, os alunos foram trocando impressões, tiraram dúvidas com os professores acompanhantes e com os monitores que os acompanharam durante a visita.
No final, alunos e professores concluíam que valeu bem a pena terem passado por esta experiência de contacto direto com a assembleia que representa todos os cidadãos portugueses e com a participação ativa nas oficinas pedagógicas em que participaram. Sem dúvida que a interdisciplinaridade abordada nestes dois dias e a partilha entre pares enriqueceu todos os participantes.

 

Visita de estudo ao Oceanário
Visita de estudo ao Oceanário
Visita de estudo ao Oceanário
Visita de estudo ao Oceanário
Visita de estudo ao Oceanário
Visita de estudo ao Oceanário
Visita de estudo ao Oceanário
Visita de estudo ao Oceanário
Visita de estudo ao Oceanário

Está em... Início Arrow Atividades Arrow Ano Letivo 2016/2017 Arrow Visita de estudo ao Oceanário